O deputado estadual Fernando Santana (PT) anunciou, nesta quinta-feira (3), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o ato de beatificação, pelo Vaticano, da Menina Benigna, vítima de assédio e assassinada, no dia 24 de outubro de 1941, de forma cruel, na cidade de Santana do Cariri. Benigna Cardoso da Silva nasceu, em Santana do Cariri, no dia 15 de outubro de 1928.
A história do martírio da Menina Benigna se transformou em fonte de fé e orações para milhares de fiéis. O deputado Fernando Santana revelou que a informação sobre a beatificação foi repassada pelo Bispo Dom Gilberto, da Diocese do Crato.
O processo de beatificação foi aberto em 2011 pela Diocese do Crato e oficializado, nesta quinta-feira (3), pelo Vaticano. O deputado destacou, ainda, a construção do monumento em homenagem à Menina Benigna, que será a primeira beata cearense.
O monumento, segundo ele, com praça e centro de romeiros, a ser construído pelo Governo do Estado, terá uma estátua da Beata Benigna e será ponto de atração para o turismo religioso, estimulando a economia, renda e empregos para a cidade de Santana do Cariri.
Com a decisão do Vaticano, a expectativa, entre autoridades religiosas da Região do Cariri, é de que a peregrinação à Santana do Cariri multiplicará o fluxo de católicos que querem conhecer a história da Menina Benigna.
Crime
Segundo a Diocese do Crato, no Ceará, Benigna começou a ser abusada por um menino aos 12 anos. No dia 24 de outubro de 1941, sabendo que ela buscaria água em um poço perto de casa, o garoto decidiu esperá-la escondido.
Ao tentar agarrá-la à força, ele a assassinou com um facão após uma tentativa de defesa de Benigna.
Confira no vídeo o deputado estadual Fernando Santana (PT) em pronunciamento: