O governador Camilo Santana (PT), em mensagem virtual à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, na abertura dos trabalhos de 2021, fez uma prestação de contas das ações em 2020 e deu destaque às medidas adotadas para enfrentamento à pandemia da Covid-19. Foram muitas medidas, segundo Camilo, para preservar a vida de milhares de cearenses e reduzir os impactos econômicos para as empresas como iniciativa para preservação de empregos. E, esse contexto, de acordo com o Governador, a Assembleia Legislativa cumpriu importante papel.

Camilo destacou a atuação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 responsável pelas decisões voltadas a combater o avanço da doença. Um dos pontos citados pelo governador foi a aquisição de dois hospitais – um, o Leonardo da Vinci, em Fortaleza, e outro na cidade de Cratéus. Ele lembrou, também, outro grande projeto nessa área: a construção do Hospital Universitário no Bairro Itaperi, em Fortaleza.

Outra ação, conforme Camilo Santana, foi a oferta, para pacientes com Covid-19, de 2.951 leitos na rede estadual de saúde, assim como a realização de 1 milhão e 172 mil testes para diagnóstico do coronavírus. Nessa área, Camilo citou a criação de um capacete para dar assistência a quem precisava receber oxigênio, reduzindo, assim, custos e agilizando atendimento de quem se encontrava ou se encontra em um leito hospitalar.

Confira o discurso do governador

Cuidar melhor

O governador Camilo Santana deu ênfase, ainda, ao Projeto Cuidar Melhor que, a partir de 2020, aumentará o repasse de recursos do ICMS para os Municípios que alcançarem melhoria no atendimento a população na área da saúde. Com os novos critérios do Programa Cuidar Melhor, o Governo Estadual ampliará dos atuais R$ 175 milhões para R$ 525 milhões o montante de recursos oriundos do ICMS a serem transferidos para os 184 municípios do Ceará.