O site de comércio eletrônico Mercado Livre obteve uma liminar barrando o aumento das tarifas de entregas dos Correios. A decisão da Justiça Federal foi proferida no último dia 2. A medida também interrompe a cobrança de taxa extra de 3 reais para encomendas destinadas à cidade do Rio de Janeiro.
A suspensão do aumento nas tarifas vale apenas para compras feitas por meio do Mercado Livre. Os Correios afirmam que estão cumprindo a liminar, mas buscam derrubá-la judicialmente.
O pedido à Justiça ocorre após a estatal anunciar aumento de até 51% nos preços de encomendas do tipo PAC e Sedex, que entram em vigor nesta terça. A estatal alega que o reajuste é periódico e acontece em razão de aumentos de custos.
A taxa extra para o Rio de Janeiro também é reflexo desta alta, pois é preciso tomar medidas para garantir a segurança das operações e dos carteiros por causa do aumento da violência na cidade, segundo os Correios.
O Mercado Livre iniciou na última semana uma campanha contra os reajustes, por considerar que estes prejudicam os compradores e vendedores de sua plataforma virtual. A empresa comemorou a decisão da Justiça Federal.
“Com essa importante decisão, os usuários do Mercado Livre não serão impactados pelos aumentos impostos pelos Correios, confirmando a visão da companhia de como uma medida unilateral dos Correios pode impactar seriamente a inclusão geográfica, digital e econômica, especialmente para aqueles clientes das regiões mais remotas do país”, disse o site em comunicado.
Com informações Portal Veja