O Município de Palhano voltou ao noticiário político estadual com o esconde-esconde do presidente interino da Câmara, Júlio Emídio da Costa Neto, que ignorou a decisão liminar do juiz da 1a Vara Cível da Comarca de Russas, Wildemberg Ferreira de Lima, para empossar o prefeito eleito José do Lalá (PT) e sua vice Joelma Xavier (PDT).

DESTAQUE NO JORNAL ALERTA GERAL


O impasse para a posse dos eleitos na Prefeitura de Palhano ganha destaque, nesta segunda-feira, no Jornal Alerta Geral, com a participação da repórter Raques Tavares, da Rádio FM 98.5, de Russas, e comentários do jornalista Beto Almeida. O Jornal Alerta Geral, que entra no ar às 7 horas da manhã, é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, e tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora.


Lalá foi eleito no dia 5 de fevereiro em eleição suplementar e, ao lado da vice, diplomado dia 17. Após o rito da Justiça Eleitoral, Lalá e Joalma se tornaram hábitos a assumir o mandato. O presidente da Câmara Municipal convocou sessão solene de posse para o dia 1º de março, próxima quarta-feira, mas, diante do prazo bem esticado, o juiz determinou, no último dia 23, que, em 48 horas, fosse dado posse aos eleitos.


A partir dessa decisão, começou a saga e o esconde-esconde: o para driblar liminar da Justiça, o presidente da Câmara Municipal ‘sumiu’ do Município para não ser notificado e, assim, evitar ser autuado por descumprimento judicial, com multa diária de R$ 10 mil.

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR


Os eleitores de Palhano tiveram de voltar às urnas após as mortes do prefeito Dinho Nunes e do vice Chico do Joaquinzinho, para escolher quem iria ocupar a Prefeitura da cidade pelos próximos dois anos. Dinho morreu em abril de 2021 por complicações da Covid-19. Ele estava no segundo mandato à frente do Executivo municipal. O vice faleceu em dezembro de 2022 após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

José do Lalá foi eleito com 51,27% dos votos válidos na eleição suplementar. Ele disputava o pleito com Batista de Mariana (PSD), que alcançou 48,73% dos votos. Mais de 8,8 mil pessoas estavam aptos a votar no município, mas 7.681 eleitores compareceram às seções.