Fortaleza alcançou a marca de 50% da sua população total vacinada com duas doses da vacina contra a Covid-19, ou dose única. O número representa mais de 1,3 milhão de fortalezenses vacinados.
Em números exatos, foram aplicadas, até a última terça-feira (05), 1.989.039 primeiras doses, 1.332.658 segundas doses, 27.674 doses únicas e 19.052 terceiras doses. Com a primeira dose, o número representa 75% da população total da Capital.
“A aplicação da segunda dose é essencial para garantir uma maior proteção contra a Covid-19. Apenas com todos os fortalezenses vacinados, poderemos superar essa pandemia”, afirma Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria de Saúde de Fortaleza.
Neste momento, a Prefeitura segue aplicando primeira dose em adolescentes e pessoas acima de 30 anos, neste caso, por livre demanda. Também são divulgadas listas diárias no Canal Coronavírus (https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/lista-agendados-vacinacao.html) para aplicação de segunda dose. Desde setembro, foi iniciada também a aplicação de terceira doses, contemplando idosos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos.
Logística de aplicação da segunda dose
A Prefeitura de Fortaleza continuará atendendo, nesta quinta-feira (07), os fortalezenses que faltaram ao seu agendamento anterior da segunda dose da AstraZeneca, conforme descrição abaixo dos locais de atendimento.
Aqueles que receberam a primeira dose da Astrazeneca e chegaram à data limite para segunda dose, conforme descrito no cartão de vacinação e não foram agendados anteriormente, devem aguardar seu agendamento que se dará conforme a chegada de novos lotes da vacina, que são enviados pelo Ministério da Saúde (MS).
Já para os que perderam a segunda dose da marca CoronaVac ou Pfizer, ou chegaram à data limite, conforme descrito no cartão de vacinação, podem buscar atendimento nesta quinta. O Centro de Eventos possui CoronaVac e Pfizer e os Cucas possuem a CoronaVac. Os demais pontos de vacinação atendem uma programação diária.