Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realiza treinamento, no período de 9 a 13 de janeiro, de militares que trabalharão na coleta de dados do município de Fortaleza. A ação, fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre o TRE e o Ministério da Defesa, no dia 1ª/12/16, visa incrementar a força de trabalho da capital com 60 cabos e soldados do Exército Brasileiro, sendo 30 treinados agora, e outros 30 militares, em abril deste ano.

Na abertura do evento, na segunda-feira, 09/01, a corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro, deu as boas vindas aos treinandos e enalteceu a importância do trabalho que será prestado ao eleitorado cearense. Em seguida, coube ao coordenador da EJE, Humberto Cavalcante, dar andamento aos trabalhos com relatos sobre a história da Justiça Eleitoral, ressaltando a evolução das eleições no Brasil.

O treinamento teórico acontece nesta semana até quinta-feira, 12/1. Na sexta-feira, 13/1, pela manhã, os militares terão aula prática na Central de Atendimento ao Eleitor onde já iniciarão o trabalho de cadastramento biométrico dos eleitores.

Meta e Capacitação 

A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Nas eleições municipais de 2016, 34,78% dos eleitores cearenses votaram com a identificação biométrica (16% na capital).

Além de firmar convênio com o Ministério da Defesa, já foram tomadas algumas medidas, como a capacitação de servidores dos cartórios eleitorais. O treinamento foi realizado em novembro de 2016 com 86 servidores – 60 de zonas eleitorais do interior do estado e 26 das zonas da capital.

Dos 184 municípios cearenses, 62 já alcançaram a meta de 100% dos eleitores cadastrados. Em outros 117 municípios, incluindo a capital, o processo está em andamento. Apenas Beberibe, Quixeramobim, Pereiro, Massapê e Senador Sá não estão fazendo a identificação biomértica dos eleitores, por conta da falta de espaço físico para a instalação dos kits nesses cartórios. O TRE-CE, no entanto, vem tomando providências no sentido de viabilizar o recadastramento dos eleitores desses município.

Agendamento

Para facilitar ainda mais o processo de cadastramento biométrico do eleitorado, o TRE-CE adotou o Sistema de Agendamento, através do qual os eleitores podem escolher a data e o horário em que desejam ser atendidos. Os eleitores devem agendar seu atendimento no Disque Eleitor (148), que funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas, ou pelo site do TRE (http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/agendamento-atendimento-ao-eleitor), garantindo assim conforto e rapidez na hora de realizar seu cadastramento biométrico. Através dos mesmos canais, o eleitor tira também suas dúvidas acerca da documentação necessária para o atendimento, endereços dos Cartórios Eleitorais, dentre outras informações relacionadas ao seu cadastro eleitoral.

Com informação da A.I