Com o passar dos anos uma das maiores conquistas dos brasileiros passou a ser a moradia. Com isso, a construção civil começou a se inovar e lançar a habitação popular, voltada para as pessoas com baixa renda. Mas esse tipo de construção tem algumas características.

+Veja algumas abaixo:

  • São conjuntos habitacionais de pequena escala e inseridos no tecido urbano;
  • O principal foco é em custos de manutenção reduzidos ao seu mínimo, para não pesar no orçamento das famílias, através de algumas ações como, por exemplo, de economia de água e energia;
  • Preço acessível (para beneficiar a classe de baixa renda);
  • Imóveis com área pequena, buscando um custo benefício bom para o público alvo.

Minha Casa Minha Vida

No Brasil, um dos principais programas de habitação popular é o Minha Casa Minha Vida. E muita gente já se beneficiou dele. De acordo com os dados do governo federal, até 2018, 20 milhões de brasileiros já haviam sido contemplados pelo programa.

Nascido em 2009, o programa habitacional surgiu com a intenção de ajudar os brasileiros a comprarem seu primeiro imóvel, deixando o aluguel e melhorando suas condições de vida. Com o passar dos anos, o programa vem se modificando e se reinventando.

Atualmente, o novo programa habitacional do Governo Federal que veio para reformular o Minha Casa Minha Vida com as taxas de juros mais baixas é o programa Casa Verde e Amarela. O objetivo é ajudar mais de 1 milhão de brasileiros a realizarem o sonho de comprarem um apartamento financiado.