O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma nota, nesta quinta-feira (8), declarando que errou ao ofertar 257 bolsas duplicadas na 2ª chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Isso significa que no processo seletivo encerrado em setembro, os candidatos foram pré-selecionados para vagas que não existiam. Um e-mail enviado às instituições de ensino afirma, ainda, que as inconsistências detectadas serão corrigidas “com a exclusão das bolsas equivocadamente geradas pelo sistema”.
Além disso, a nota esclarece que todas as operações realizadas no SisProuni desde 4 de setembro deverão ser refeitas pelas universidades. O ministério ainda não se manifestou sobre o que acontecerá com os pré-selecionados na lista do Prouni divulgada em 1º de setembro.
+Veja a nota:
“O Ministério da Educação informa que realizou uma varredura no sistema do Prouni e identificou inconsistências que resultaram na oferta de bolsas duplicadas na segunda chamada do Prouni. Com o objetivo de garantir o cumprimento das regras do edital do Programa, e conforme orientação da Consultoria Jurídica da pasta, foram realizados os ajustes com a exclusão das bolsas equivocadamente geradas pelo sistema. O MEC reforça que a definição segue estritamente o edital e normativos do certame e que medidas para sanar os equívocos foram tomadas tão logo a situação foi identificada com o objetivo de garantir a equidade de condições previstas nos normativos. “
Assim, informamos que foi necessária a recuperação de backup do Sistema do Prouni do dia 04/09/2022. Isto significa que todas as operações realizadas no SisProuni desde o dia 04/09/2022 deverão ser refeitas.
O MEC reforça que a definição segue estritamente o edital e normativos do certame e que medidas para sanar os equívocos foram tomadas tão logo a situação foi identificada com o objetivo de garantir a equidade de condições previstas nos normativos.“
Problemas do Prouni
Por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Prouni oferta bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino privadas. São duas edições por ano. A do 2º semestre de 2022 vem sendo marcada por uma série de problemas como: sumiço de vagas, atraso nos dados, instabilidade no sistema.