Uma boa notícia para os alunos das escolas públicas. O Ministério da Educação, sob o comando do cearense Camilo Santana, prepara, para os próximos dias, o anúncio do reajuste nos valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A informação foi antecipada, nessa terça-feira, pela secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal.
O programa é responsável por repasses de verbas federais para estados e municípios, levando em consideração a quantidade de estudantes de cada rede. De acordo com o Ministério da Educação, hoje, os recursos para a merenda escolar, por aluno, variam entre R$ 0,32 por dia, para alunos da rede de educação de jovens e adultos; e R$ 2 por dia, para escolas de ensino médio integral.
Segundo a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a alimentação escolar é estratégica para que as crianças possam ter uma nutrição adequada. São, pelo menos, 40 milhões de crianças que se alimentam cotidianamente nas escolas. E essas crianças, de acordo com Lilian Rahal, para terem alimentação de verdade é importante que o Governo Federal consiga ter uma segurança alimentar e menores índices de desnutrição”, afirmou Lilian Rahal.
O ministro da Educação, Camilo Santana, revelou, no mês de janeiro, que o governo abriu estudos para aumentar os valores destinados à merenda escolar que estariam defasados há seis anos.