O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (12), a ampliação da oferta da vacina contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade.

A partir da próxima segunda-feira (15), a imunização contra o vírus influenza passa a ser recomendada de maneira ampla, para além dos grupos considerados prioritários. A disponibilização das doses depende de planejamento a ser estabelecido por estados e municípios.

De acordo com o ministério, a medida tem por objetivo reduzir a incidência da doença respiratória, que pode levar a quadros graves, internações e mortes. A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início no dia 10 de abril.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. Os imunizantes utilizados no SUS são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde.

A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento, informadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como o vírus influenza sofre constantes mutações, é importante tomar a vacina atualizada todos os anos para manter a proteção.