O Ministério do Trabalho e Previdência estabeleceu uma nova data para que mais de 320 mil trabalhadores que não sacaram o abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2019 possam solicitar o saque. A partir de agora, esses profissionais so poderão realizar o pedido de saque, a partir do dia 31 de março, depois de encerrados os pagamentos referentes a 2020. Inicialmente, a pasta havia divulgado que a solicitação poderia ser feita a partir do próximo calendário vigente de pagamentos, que começará no dia 8 de fevereiro.
O montante referente ao ano de 2019 e que está “esquecido” pelo trabalhadores, chega a R$ 208,5 milhões. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, para pedir a liberação do dinheiro o trabalhador terá que ingressar com um recurso administrativo presencialmente em uma das superintendências do Ministério do Trabalho no país.Os endereços das unidades de atendimento podem ser consultados pelo site do governo.
A partir de 31 de março, o trabalhador poderá comparecer com documento oficial com foto a fim de solicitar a abertura de recurso administrativo para que o abono salarial seja reenviado para as instituições financeiras pagadoras (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal). Os trabalhadores podem checar se têm direito através do site do governo federal: www.gov.br ou da Carteira de Trabalho Digital.