O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC), das Promotorias de Justiça de Execução Penal e Corregedoria de Presídios e do Programa de Apoio ao Sistema Prisional (Proasp), deflagrou a Operação Andréas na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (IPFHVA), localizada em Pacatuba. Com ordem judicial da Vara de Corregedorias de Presídios, a equipe realizou inspeção extraordinária, visando buscar e apreender drogas ilícitas e celulares.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Estado do Ceará, através do Batalhão de Choque, e da Secretaria da Justiça, através do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), Núcleo de Segurança e Disciplina (Nused), Coordenadoria de Inteligência (Coint) e agentes penitenciários da unidade.

A inspeção ocorreu dentro da normalidade e todas as celas e alas do presídio foram revistadas, tendo sido encontrados vários objetos ilícitos, como uma arma de fogo tipo pistola PT 638 Taurus calibre 380, com carregador, carregador extra, 64 munições do mesmo calibre, cossocos, balanças artesanais (usada para pesagem de drogas), documentos referentes à contabilidade do tráfico de drogas, troças de maconha e papelotes de cocaína. Foram encontrados também celulares (em um total de 81), chip’s, carregadores, baterias e fones de ouvido.