O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), solicitou que o Estado do Ceará fixe a capacidade máxima da Arena Castelão em 55 mil pessoas. Até então, o limite era de 52.552 assentos, mas em janeiro deste ano, a instituição recebeu um ofício, enviado pelo Secretário de Esporte e Juventude do Estado do Ceará, informando que foram instaladas 3.260 novas cadeiras no estádio, superando a capacidade máxima permitida atualmente.
O promotor de Justiça Edvando França, coordenador do núcleo de defesa do torcedor, afirma que a medida tem como objetivo aumentar a segurança dos torcedores e o objetivo é aumentar a capacidade para 63 mil até o meio do ano.
Estamos aumentando a capacidade do estádio de forma gradual, com margem de segurança e sempre contando com as avaliações dos bombeiros e polícia. A ideia e que até o meio do ano possamos chegar à capacidade máxima que é de 63 mil torcedores, explica.
A Arena Castelão obedece às exigências do Ministério dos Esportes, que condicionou a realização de partidas no lugar de acordo com um projeto de prevenção e combate a incêndio previamente aprovado pela Coordenadoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.
Após a instalação dos novos assentos, o Corpo de Bombeiros Militar expediu o Certificado de Conformidade nº. 243047 na última sexta-feira (14/02), que definiu a capacidade máxima de público em 55.812 pessoas, devido às restrições existentes de cadeiras.