O ministro da Educação, Abraham Weintraub, realiza comissão geral na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (15), para detalhar como será feito o bloqueio de verbas de universidades públicas e institutos federais. A convocação de Weintraub, que o obriga a comparecer à comissão geral, foi aprovada pelos parlamentares ontem (14).
Abraham Weintraub afirma que está aberto para o diálogo e defende que o principal objetivo é transmitir a transparência para o povo brasileiro.
Estamos passando por um contingenciamento, é administrável, não é no grito que se resolve, não é com mentira que se resolve. É no diálogo, na transparência e com as planilhas que comprovam. A contabilidade é uma ciência, afirma Weintraub.
De acordo com o Ministério da Educação, “o bloqueio preventivo realizado nos últimos dias atinge apenas 3,4% do orçamento total das universidades federais”.
A oitiva do ministro acontece no mesmo dia em que foram convocadas manifestações por todo o país contra o contingenciamento de recursos para a educação.