Uma decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, deixa ainda mais frustração entre os aliados do presidente Jair Bolsonaro que vinham negociando filiação ao Patriota na corrida pelas eleições de 2022. Barroso acatou o pedido de um grupo de militantes do Patriota para manter afastado do cargo o presidente nacional da sigla, Adilson Barroso do comando do partido.
A decisão do ministro do TSE é passível de recurso, mas não deixa de representar mais um contratempo nas articulações abertas há dois meses para o grupo bolsonarista desembarcar no Patriota. O senador Flávio Bolsonaro foi o primeiro integrante da família do presidente da República a se filiar na agremiação.
Com a decisão de Luis Roberto Barroso, o comando do Patriota fica nas mãos do vice-presidente do partido Ovasco Resende, que integra a ala contrária a entrada do grupo de Bolsonaro na agremiação.
A medida tem, também, repercussão nos estados e, no Ceará, o deputado estadual André Fernandes, que é filiado ao Republicanos, vai esperar mais um pouco mais para saber qual rumo partidário tomará o presidente da República. André é um dos fiéis aliados ao presidente Bolsonaro.
O Patriota enfrenta turbulências internas desde o anúncio, no mês de maio, de que o partido seria destino para os aliados do presidente Jair Bolsonaro. Os dirigentes nacionais favoráveis ao ingresso do Chefe da Nação promoveram mudanças no estatuto do partido. Houve questionamento sobre a legalidade da convenção que promoveu as alterações nas normas de funcionamento do Patriota.
A convenção foi comandada pelo presidente da sigla Adilson Barroso. A briga interna ganhou novas proporções, chegou à Justiça e, com o cenário de incerteza, os aliados do presidente Jair Bolsonaro desaceleram a movimentação para se filiar ao Patriota. Candidato à reeleição em 2022, Bolsonaro tem até o mês de abril para se filiar a um partido, mas trabalha para abreviar esse tempo dentro da estratégia de montagem de uma ampla aliança partidária na corrida por um novo mandato.