Nesta quarta-feira (29), o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, esteve em Sobral em reunião com o prefeito Ivo Gomes e com técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento para dar continuidade à missão de supervisão do banco no Estado.
Ao final da visita, o secretário avaliou como positiva o segundo dia de trabalho do grupo. “A missão foi muito proveitosa, a equipe do BID saiu satisfeita, pois observamos que as obras foram realizadas dentro do que foi pactuado entre o Governo do Estado e o Banco. A via de contorno está com obras bastante avançadas e até meados do próximo ano o trecho estará concluído.”
Durante a visita técnica, foram discutidas as ações realizadas pela SCidades, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Ceará – Vales do Jaguaribe e Acaraú, em parceria com o BID. Entre os temas abordados estão as obras realizadas na área central de Sobral como a requalificação de quatro praças da cidade, a troca da pavimentação asfáltica por piso intertravado e também as ações realizadas pelo Governo do Estado no Projeto Novo Centro.
Outras propostas também foram discutidas entre os representantes do BID, como o projeto do Plano de Arborização da Cidade de Sobral e o Plano de Drenagem, que está contido no Plano Municipal de Saneamento Básico do município, e que está em processo de revisão pelo Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Ceará da secretaria.
O titular da pasta também falou sobre os projetos do Governo do Ceará voltados para o desenvolvimento regional. “O governador Camilo Santana vem dando demonstrações que estes projetos são extremamente importantes para garantir o desenvolvimento sustentável do interior do Ceará. Sobral é uma cidade polo, bem estruturada, com várias universidades e é uma satisfação perceber o excelente nível de gestão pública do município. iTodas essas características facilitam a implantação de projetos como esse que são desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado”, destaca Jesualdo.
Durante a missão no município, a comitiva visitou o conjunto de praças requalificadas pela SCidades como a da Várzea e a do Patrocínio, além da obra de restauração da Igreja da Sé no Centro Histórico de Sobral. Também foram inspecionadas as obras viárias, como o trecho de duplicação da Av. Ermírio de Morais e a implantação do trecho II da avenida Perimetral. A missão finalizou com uma viagem no VLT de Sobral.
Com informação da A.I