No dia-a-dia é cada vez mais comum vermos as bicicletas compartilhadas pela rua dividindo espaço com carros, motos e ônibus. É verdade é que, cada vez mais, esse novo meio de locomoção tem se tornado usual e comum nas cidades brasileiras. E usar esse sistema traz uma série de benefícios, principalmente auxiliando a mobilidade urbana.

Surgimento das bicicletas compartilhadas

As primeiras bicicletas compartilhadas chegaram em Amsterdã, na Holanda, em 1965. A ideia inicialmente foi proposta pelo vereador Luud Schimmelpennik, que distribuiu 20 mil bicicletas brancas, as quais poderiam ser retiradas e devolvidas em qualquer ponto da capital holandesa.

O vereador esperava que, com os equipamentos podendo ser usados livremente pela população, houvesse uma redução no número de automóveis que circulavam principalmente no centro de Amsterdã.

Benefícios

O primeiro benefício óbvio das bicicletas compartilhadas no Brasil e no mundo é o ganho na mobilidade urbana. Afinal, ao usar as bikes é possível reduzir a necessidade dos automóveis, descongestionando os centros urbanos.

E ainda tem mais, com menos carros na rua, também há um ganho em termos de sustentabilidade, com menos poluição atmosférica e sonora.

+Veja as principais vantagens de usar bicicletas compartilhadas:

  • com a prática da atividade física, você melhora a saúde;
  • reduz o tempo gasto no trânsito;
  • é mais econômico, pois você não terá que arcar com o valor da compra e nem da manutenção da bicicleta, já que vai utilizar as bikes compartilhadas;
  • os sistemas de bicicletas compartilhadas têm conexão com o transporte coletivo, estando presentes em locais próximos à estações de metrô e de ônibus;

Em Fortaleza nós temos Bicicletar, já ouviu falar? Pra saber mais, basta clicar aqui.