A gente já percebeu que as ruas estão cada vez mais lotadas de ciclistas. O que antes era apenas uma diversão ou lazer, agora faz parte da rotina de milhares de pessoas que utilizam a bike para fazer atividades diárias, como ir ao trabalho, para faculdade ou qualquer outra lugar. Agora deixa eu te fazer uma pergunta: você sabe a diferença entre ciclovia e ciclofaixa?

É bem simples: a ciclovia é uma pista própria destinada à circulação de bicicletas, triciclos, bicicletas de carga e e-bikes, mas separada fisicamente do das pistas onde circula o tráfego motorizado. Dá uma olhadinha nessa foto pra entender bem:


Já a ciclofaixa é como p próprio nome já diz: uma faixa simplesmente delimitada com pintura e sinalizadores, como tachões e “olhos de gato”, além das placas de sinalização vertical. No Manual do Denatran, a ciclofaixa é definida como “parte da pista, calçada ou canteiro central destinado à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização viária, podendo ter piso diferenciado e ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento, ou da calçada ou do canteiro.” Olha essa foto pra entender como é:

Depois de exemplificar e explicar bem direitinho já deu pra entender a diferença, não é mesmo? E em Fortaleza andar de bicicleta já virou uma febre. Para garantir a segurança dos ciclistas, a capital dispõe, atualmente, de 382 km de infraestrutura cicloviária. No primeiro semestre deste ano, foram implantados 34,8 km em cerca de 30 vias em diferentes bairros da cidade.

De acordo com a legislação de trânsito, estacionar o veículo em ciclofaixas ou ciclovias é infração de natureza grave, cinco pontos na carteira e multa no valor de R$ 195,23. Já transitar nestes locais se configura como infração gravíssima, sete pontos no prontuário e multa de R$ 880,23.