Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A chuva registrada desde a madrugada de hoje, quinta-feira, provocou problemas em toda a Região Metropolitana de Fortaleza. Em Caucaia, por exemplo, moradores do bairro Itambé II passaram a madrugada trabalhando em uma vala com a finalidade de ajudar no escoamento da água. Eles foram despertados por volta das duas horas com a água ameaçando entrar nas casas. Alguns moradores da Rua 05 pegaram picaretas e enxadas e tiveram que abrir espaço quebrando o asfalto.

A doméstica Maria Vanda falou dos momentos de tensão que ela e os moradores sofreram com o transbordamento do córrego que passa no bairro. “Tivemos que correr quando a água começou a entrar em casa. Acordamos as crianças e procuramos abrigo em casas de amigos e parentes nas áreas mais altas”, disse. Quem não tinha opção ou não quis correr na chuva cavou a vala.

As linhas de ônibus que servem ao bairro Vicente Arruda/Centro e Atacadão foram obrigadas a mudar o percurso por conta da obra dos moradores. Outro ponto de alagamento que causou transtorno, desta vez no trânsito, foi na BR 222 na altura da Lagoa do Tabapuá. A lagoa transbordou e parou o fluxo de veículos provocando um caos. Policiais rodoviários federais estão no local para disciplinar o trânsito. A BR 222 dá acesso ao Centro de Caucaia, distrito da Jurema e à BR-020.

Durante duas horas nossa redação tentou contato com a Defesa Civil Municipal de Caucaia para obter maiores informações sobre áreas de alagamento e se foi registrado atendimento à possíveis vítimas em áreas de risco. No entanto, os números do órgão permaneceram ocupados por todo o período. Tentamos também alguns celulares de pessoas responsáveis pelo órgão e todos apresentaram mensagens eletrônicas.