Morreu na noite de domingo o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, de 72 anos, devido a complicações decorrentes de um infarto agudo do miocárdio extenso. A informação foi publicada na coluna do jornalista Ancelmo Gois, de “O Globo”. Mac Dowell era casado e pai de quatro filhos.

Mac Dowell dera entrada no hospital Vitória, na Barra da Tijuca, no dia 13. Em nota na última quarta-feira, o hospital informou que o paciente havia passado por angioplastia coronariana de emergência. Esse foi o segundo infarto que o vice-prefeito sofreu. O primeiro fora em 2007.

O corpo do vice-prefeito será velado nesta segunda-feira no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Um dos filhos do vice-prefeito, Fernando Mac Dowell Filho, disse, em mensagem no Facebook, que o pai descansou e agradeceu as orações: “Ontem meu pai descansou…. Quero agradecer a todos que rezaram…oraram…e fizeram a corrente positiva para ele… Obrigado pai por ser quem sempre foi e continuará sendo… O seu legado não acaba aqui… Levarei seu nome, que é o mesmo que o meu para a minha vida inteira… O Maior Criador do mundo ganhou o maior engenheiro que conheci… Te amo e te amarei sempre”.

Preocupado com a mobilidade urbana, Mac Dowell esteve sempre à frente de projetos inovadores na área de transportes. Formado em engenharia civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1969, ele foi, nos anos 1970, diretor de Planejamento e Projetos do Metrô-Rio, responsável técnico pela implantação de 14 quilômetros da Linha 1 e 23 quilômetros da Linha 2. A repercussão internacional do seu trabalho à frente do metrô o levou a ser o primeiro latino-americano a integrar o Comitê Técnico da Union Internationale des Transports Publics, com sede em Bruxelas, em 1980.

Durante o governo Moreira Franco, ele assumiu a presidência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) entre os anos de 1987 e 1988. No período, ele elaborou o Plano Diretor Rodoviário do Estado do Rio de Janeiro.

No início da década de 1990, a convite do então governador Leonel Brizola, Mac Dowell coordenou estudos para a implantação da Linha Vermelha e para o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara. No governo Marcello Alencar, foi subsecretário de Obras do estado.

Fora do Rio, Mac Dowell, torcedor apaixonado do Fluminense, foi consultor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), desenvolveu a Análise Sistêmica para a Reavaliação da Expansão da Linha 2 do Metrô-SP e elaborou os estudos do impacto viário das Usinas Termoelétricas EletroBolt e Termoceará para a Petrobras, entre outros projetos.

Apesar de tantas atividades, ele nunca deixou de lado a paixão por ensinar. Foi docente livre em Engenharia pela UFRJ, professor titular do Instituto Militar de Engenharia (IME) e professor adjunto da Uerj e da PUC-Rio.

— Convivemos entre os anos de 1975 e 1990, como professores do departamento de engenharia da Uerj. Sempre foi um profissional muito qualificado, competente em tudo o que abraçava para fazer e detentor de um conhecimento muito grande sobre transportes — diz o engenheiro e professor José Guerra.

No início dos anos 2000, Mac Dowell integrou a equipe do Plano Diretor de Transportes Urbanos do estado, ao lado do professor de Engenharia de Transporte da PUC-Rio José Eugênio Leal.

— Ele sempre foi muito competente, uma figura muito importante para a área. Assumiu tarefas importantes e cumpriu todas muito bem — elogiou Leal.

Embora tenha ocupado vários cargos no Executivo, Mac Dowell só entrou, efetivamente, para a política nos últimos anos, com a ajuda da deputada federal Clarissa Garotinho (PROS). Os dois se conheceram em 2011, durante uma audiência sobre o acidente com um dos bondes de Santa Teresa. Ele filiou-se ao PR e foi indicado pela deputada a candidato a vice-prefeito na chapa de Marcelo Crivella em 2016. Eleito para o cargo, assumiu também a Secretaria municipal de Transportes, onde permaneceu até janeiro de 2018. Em março, assumiu a liderança do recém-criado Conselho Consultivo Autoridade da Mobilidade e dos Transportes do Município do Rio de Janeiro (CAMTRJ), que tem a responsabilidade de regular as políticas de mobilidade urbana da cidade.

 

Com informação do Jornal Extra