Morre Lô Borges, ícone da MPB e fundador do Clube da Esquina, aos 73 anos

O cantor, compositor e multi-instrumentista Lô Borges, um dos nomes mais marcantes da Música Popular Brasileira e um dos fundadores do lendário Clube da Esquina, faleceu neste domingo (2/11), aos 73 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Unimed, de Belo Horizonte, em nota divulgada nesta segunda-feira (3/11).

Internado desde o dia 17 de outubro, após uma intoxicação medicamentosa, o artista havia sido levado às pressas para atendimento e permanecia sob cuidados médicos.

Com uma trajetória que atravessa mais de cinco décadas, Lô Borges deixa um legado inestimável para a música brasileira. Ao longo da carreira, lançou mais de 20 álbuns e eternizou canções que se tornaram clássicos da MPB, como Trem Azul, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, Para Lennon e McCartney e Trem de Doido.

Ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, Márcio Borges (seu irmão) e outros músicos mineiros, Lô foi um dos fundadores do movimento Clube da Esquina, que nos anos 1970 revolucionou a música brasileira ao unir poesia, rock, jazz e regionalismo mineiro.

Entre suas obras mais marcantes estão os discos “Clube da Esquina” (1972) — eleito em 2022 o melhor álbum brasileiro de todos os tempos — e “Clube da Esquina 2” (1978), ambos fundamentais para compreender a alma e a riqueza da MPB.