O ex-deputado federal David Miranda morreu no Rio na manhã desta terça-feira (9), aos 37 anos. Minutos após o anúncio feito pelo seu marido, o jornalista Glenn Greenwald, políticos e familiares demonstraram solidariedade à família pelas redes sociais.

O presidente Lula (PT), o presidente do PDT Carlos Lupi, Guilherme Boulos (PSOL-SP) o deputado Federal Chico Alencar (PSOL- RJ) foram algumas pessoas que prestaram homenagens.

Publicação feita por Lula sobre David Miranda — Foto: Reprodução/Twitter

Publicação feita por Lula sobre David Miranda — Foto: Reprodução/Twitter

Post de Carlos Lupi, presidente do PDT — Foto: Reprodução/Twitter

Post de Carlos Lupi, presidente do PDT — Foto: Reprodução/Twitter

Boulos presta homenagem  — Foto: Reprodução/Twitter

Boulos presta homenagem — Foto: Reprodução/Twitter

Publicação feita por Chico Alencar nesta terça-feira (9) — Foto: Reprodução/Twitter

Publicação feita por Chico Alencar nesta terça-feira (9) — Foto: Reprodução/Twitter

“David Miranda, ex-vereador do Rio, ex-deputado federal e querido amigo, se foi, após longo sofrimento (8 meses em UTI, com infecção gastrointestinal e septicemia). Muito jovem e tão do bem, ainda tinha tanto caminho pra trilhar. Faria 38 anos amanhã! Deixa três filhinhos”, escreveu Chico Alencar.

Miranda foi internado no dia 6 de agosto de 2022 para tratar uma infecção gastrointestinal, e foi alvo de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia.

Em março, Glenn fez um relato longo e emocionante sobre os meses de internação do marido.

“Desde a primeira semana, houve três ocasiões em que seus médicos me ligaram e nos disseram para nos prepararmos para o pior, que suas chances de sobrevivência nas próximas 48 a 72 horas eram muito baixas, quase impossíveis. Nem vou me dar ao trabalho de tentar explicar como é ter que dizer a seus filhos, à família e aos melhores amigos de seu marido que é hora de ir para o hospital pelo que provavelmente será a última vez”, disse Glenn na época.

Jean Wyllys também publicou uma homenagem a David Miranda. O ex-deputado federal assumiu o lugar de Wyllys, em 2019, quando decidiu não tomar posse para novo mandato em razão de ameaças.

Em entrevista ao G1, David disse que vai tentar dar sequência ao trabalho do primeiro representante da comunidade LGBT a assumir uma vaga na Câmara dos Deputados.

Publicação feita por Jean Wyllys — Foto: Reprodução/Twitter

Publicação feita por Jean Wyllys — Foto: Reprodução/Twitter

Ministros

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, usou das redes sociais para prestar homenagem a David Miranda. Em poucas linhas, disse: Meus sentimentos aos filhos, ao companheiro, amigos e familiares de David Miranda que nos deixou precocemente nessa madrugada.

Ministro Fernando Haddad publicou condolências  — Foto: Reprodução/Twitter

Ministro Fernando Haddad publicou condolências — Foto: Reprodução/Twitter

Familiares

O filho de David Miranda Marcelo Martins também usou das redes sociais para declamar o amor ao pai.