O estado do Ceará fechou os seis primeiros meses de 2019 com 1.105 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), o que representa uma queda de 53,6% no índice, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No mesmo período do ano passado o número atingiu 2.380 homicídios.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública André Costa, parte da redução se deve ao “arrocho” aplicado no Sistema Penitenciário com a criação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a chega de Mauro Albuquerque para o comando da pasta.
Apesar de um começo de ano difícil com a maior série de ataques da história do Ceará, contra instituições públicas e privadas, a nova gestão conseguiu intensificar as vistorias nas unidades penitenciárias e realizar a transferência de dezenas de líderes de facções criminosas, o que dirimiu a possibilidade de ordens de detentos para comparsas cometerem crimes fora.
Confira mais informações sobre os novos dados da Secretaria da Segurança Pública com a reportagem do correspondente Carlos Silva FM 98.5 clicando no player abaixo: