No mundo do cinema, a coisa mais surpreendente que alguém poderia encontrar dentro de um corpo humano seria o ator Dennis Quaid e seu submarino miniaturizado em ‘Viagem Insólita’ (1987), contudo, o que uma equipe de médicos nos EUA encontrou no interior de um paciente durante um exame, é capaz de deixar muita gente de cabelo em pé.
Em uma colonoscopia preventiva para câncer colorretal, um homem no Missouri teve encontrada, dentro de seus intestinos, uma mosca viva, que surpreendeu os médicos que realizavam o procedimento.
O procedimento transcorreu normalmente até que os médicos chegaram ao cólon transverso – a área na parte superior do intestino grosso – onde encontraram uma mosca totalmente intacta dentro do corpo do homem de 63 anos.
O caso bizarro foi publicado em artigo no American Journal of Gastroenterology, em que os médicos relataram: “Este caso representa um achado colonoscópico muito raro. [É] um mistério como a mosca intacta chegou ao cólon transverso”. Uma das hipóteses envolvendo o caso misterioso é a de o paciente teria se alimentado de alface contaminada um dia antes da consulta.
Questionado, o homem disse não ter ideia de como o inseto havia entrado em seu corpo e que não teria sentido nenhum sintoma. Ele disse aos médicos que só havia feito a preparação para o exame, que consiste no consumo de líquidos claros no dia para limpar o trato intestinal. Ele relatou também que, na noite anterior ao jejum de 24 horas, ele comeu pizza e alface – mas disse que não se lembrava de ter visto uma mosca em sua comida.
Há casos documentados de ovos de moscas que sobrevivem ao ácido estomacal, eclodindo nos intestinos. A consequente infestação é clinicamente denominada miíase intestinal. Em casos raros – como aparentemente aconteceu no paciente do Missouri – as larvas crescem chegam à forma de moscas adultas.
E para aqueles que ficaram curiosos sobre ‘Viagem Insólita’: o longa de 1987 é o ramake de uma ficção científica de 1966, e traz Quaid como um piloto experiente que participa de uma experiência inovadora que miniaturiza pessoas e as insere no interior de corpos humanos. E uma de suas cenas mais marcantes, ele descobre que será pai ao se deparar com um feto dentro do corpo de sua namorada, interpretada por Meg Ryan.
(*)com informações do site Monet