Sérgio Etchegoyen, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, disse que motoristas das Forças Armadas e da Polícia Federal (PF) já empenhados em conduzir veículos de transporte de carga visando normalizar o abastecimento de combustível no País.

Segundo o ministro, está se caminhando para a normalização do abastecimento de combustível e cargas, no entanto, não ocorrerá rapidamente. “Não é rápido. Cada caminhão parado por muito tempo poderia ter feito várias viagens”, disse o ministro, após ter participado da segunda reunião do dia do gabinete da Presidência da República, nesse sábado, 26, no Palácio do Planalto, que está monitorando os protestos e bloqueios feitos pelos caminhoneiros nas estradas.

O governo editou decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, nesse sábado, que “autoriza a requisição de veículos particulares necessários ao transporte rodoviário de cargas consideradas essenciais pelas autoridades”. O decreto autoriza o ministro da Defesa a determinar que servidores públicos habilitados, entre eles militares das Forças Armadas, requisitem e conduzam caminhões para realizar a entrega de cargas.

Aeroportos

O ministro disse ainda que a situação dos aeroportos está quase normalizada, principalmente os de Brasília e Recife que apresentavam os maiores problemas com a falta de combustível.

Com informações do Jornal O Dia