O novo calendário de vistoria para veículos cadastrados nas plataformas digitais da capital cearense foi divulgado pela Prefeitura de Fortaleza. Os motoristas de aplicativos como 99 Pop, Uber e outros que operam em veículos com placa de final “1” deverão agendar as vistorias a partir do próximo dia 1º de julho. Os de placa 2 e 3, em agosto, final 4 e 5 em outubro, 6 e 7 em novembro e 8 e 9 em dezembro.
Os condutores que não realizarem as vistorias dentro do prazo previsto poderão pagar multa e ter o carro apreendido nas blitzes que serão realizadas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Aqueles que perderem o prazo poderão agendar a vistoria, mas terão limitação de dias e horários previstos pelo órgão gestor.
Para realizar a vistoria, o motorista deve comparecer a Etufor com a CNH e a documentação do veículo. Em seguida, será emitido o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 101,78.
São levados em consideração durante a vistoria, os itens básicos de conforto e segurança do veículo, como estado e conservação dos pneus, sistema elétrico, carroceria. Além disso, a identidade visual dos carros devem obedecer ao decreto que determina o tamanho máximo de adesivo fixado no vidro traseiro no lado direito superior, sinalizando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por Aplicativos”.
Ao fim da fiscalização, é feita a emissão do selo de vistoria e respectivo laudo, que comprova a aprovação do veículo. Caso o automóvel não atenda aos requisitos necessários e seja reprovado, o condutor pode realizar adequações e agendar uma nova vistoria.