O trabalhador que usa o transporte público para se locomover em Fortaleza, deve se preparar. Os motoristas de ônibus do município anunciaram que, a partir da zero hora da próxima terça-feira (8), entram em greve. A decisão, tomada em Assembleia da categoria, nesta quinta-feira (3), é por reajuste salarial e melhores condições de trabalho.
Desde o dia 29, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) já havia decidido por estado de greve. A assembleia de quinta, com cerca de 200 profissionais, definiu a data do início da paralisação.
“Não tivemos reajuste salarial ano passado e os empresários querem dar zero ajuste este ano em uma inflação de 7,59%”, explica o sindicato por meio das redes sociais.
De acordo com o sindicato no ano passado já não houve reajuste e este ano ainda não havia indicativos.
“Os empresários que receberam R$ 48 milhões do Governo e da Prefeitura, se recusam a dar reajuste salarial em 2021 de novo”, pontua a categoria.
Os motoristas pedem reajuste de 9% desse ano, calculado em cima do acumulado do ano passado, em que não o reajuste. A Região Metropolitana de Fortaleza ficou em abril com o índice acumula alta de 3,36% e, em 12 meses, de 8,03%.