Será realizado nesta terça-feira, 15, em Aracati, mais um evento do ‘Move Ceará’, projeto da Assembleia Legislativa e da plataforma de negócios TrendsCE. O objetivo é dialogar com representantes dos setores produtitvos do Agronegócio, Turismo, Infraestrutura e Economia do Mar da macrorregião do Litoral Leste, formada por seis municípios, além de debater as áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico local.

Representantes dos setores produtivos da Economia do Mar, do Agronegócio e Agricultura Familiar, da Logística e do Turismo terão suas demandas ouvidas no encontro, que acontecerá no Teatro Francisca Clotilde, a partir das 9h.

Marcada pelos domínios naturais de planície litorânea, tabuleiros costeiros, a macrorregião Litoral Leste ocupa uma área de cerca de 4 mil quilômetros quadrados de extensão no Estado, com densidade demográfica de 44,06, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) de 2017.

Dentre as vocações econômicas da região, destacam-se o turismo, a pesca (lagosta), a carcinicultura, além do artesanato têxtil, sobretudo na fabricação de redes para dormir.

Com sua diversidade de vocações econômicas, a macrorregião registrou a participação de 2,07% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com PIB de aproximadamente R$ 3 milhões, de acordo com levantamento divulgado em 2019 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O destaque da macrorregião na economia cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento de cada um de seus seis municípios, sobretudo nos setores de Economia do Mar e Agronegócio e Agricultura Familiar, que serão debatidos de forma prioritária pelo quinto encontro regional do Move CE.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

(*) com informações da Assembleia Legislativa do Ceará