O município de Quixeré, na região do Vale do Jaguaribe, foi palco de fortes emoções na noite da última quinta-feira (8). O motivo de tanta celebração foi a formatura de 42 mulheres quixereenses como operadoras de máquinas pesadas.
O evento contou com a presença da Superintendência de Obras Públicas (SOP), na figura do superintendente Valdeci Rebouças, da diretora de engenharia rodoviária, Larissa Augusto; da Secretaria das Mulheres, representada pela secretária Lia Gomes; da senadora Augusta Brito, do deputado federal Mauro Filho, do deputado estadual Francisco de Assis Diniz, do prefeito de Quixeré, Antônio Joaquim, além dos gestores e técnicos do projeto de capacitação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), agentes municipais e lideranças locais.
“Esse curso foi só o começo. Vocês, mulheres, precisam ocupar os espaços para termos não apenas um mercado de trabalho mais igualitário, mas a sociedade como um todo. Aqui temos ótimos exemplos dessa luta incansável das mulheres pelo empoderamento feminino e contra a violência e a intolerância, como nossa diretora da SOP, Larissa Augusto, a secretaria Lia Gomes, a senadora Augusta Brito e muitas outras”, discursou Valdeci Rebouças.
Na ocasião as 42 formandas receberam certificados de conclusão do curso, que teve duração de dois meses e carga horária de 200 horas, unindo teoria e prática no controle de máquinas como escavadeira, pá carregadeira e trator.
“Tenham certeza que o Governo do Estado vai continuar apoiando e investindo fortemente em iniciativas como essa, através de políticas públicas em defesa da mulher, pois a inclusão social e a igualdade de gênero são metas prioritárias desta gestão”, reforçou a secretaria Lia Gomes.
Realizado no distrito de Lagoinha, o treinamento integra o conjunto de ações da SOP, dentro do Programa de Qualificação da Infraestrutura das Rodovias Estaduais, financiado, por sua vez, pelo BID.
O instrutor operacional de máquinas e equipamentos que ministrou o curso, Boa Ventura de Oliveira, fala com orgulho sobre a conquista de suas alunas: “nosso trabalho aqui vai além de ensinar, pois passamos a conhecer a realidade e o esforço diário de cada menina, e mesmo nas adversidades se dedicaram de verdade por essa formação profissional”, ressalta.
Com a formação, as 20 mulheres mais bem colocadas no curso serão selecionadas para estagiar na restauração da rodovia CE-377, no trecho de 30 km que cruza as localidades de Bonsucesso e Lagoinha até a divisa com o Rio Grande do Norte. Hoje a obra já está em execução, com investimentos da ordem de R$ 57,15 milhões, oriundos da parceria entre Governo do Ceará e BID.
Com informações do Governo do Estado do Ceará
