O Departamento Municipal de Trânsito do Crato vai adotar o talonário eletrônico, um dispositivo portátil informatizado do celular, para aplicar as infrações, a partir desta quinta-feira. O objetivo é agilizar e tornar mais transparente o registro de multas no município. O equipamento substitui a aplicação manual de infrações, que era feita por blocos de papel. 

Ao todo, serão entregues 35 equipamentos aos agentes de trânsito que atuam no município. A tecnologia dará mais eficácia e segurança, já que as informações serão cadastradas sem risco de adulterações. O envio da infração para o sistema do Departamento Estadual de Trânsito também será agilizado.

Além disso, o sistema ainda vai permitir consultar o cadastro de veículos para saber se ele foi roubado ou está irregular. De acordo com o diretor do Demutran, Daniel Aquino, com os novos equipamentos, os agentes municipais poderão lavrar o auto de infração em campo e o aparelho transmitirá as informações online, via internet. 

O Crato possui a sexta maior frota de veículos do Ceará, são 54.156, segundo os dados do Detran de agosto de 2019.  Já o número de pessoas habilitadas é de apenas 35.166.