A cidade de Caucaia voltou a registrar altos índices de criminalidade e insegurança. Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) mostram que, de janeiro deste ano até o último dia 17 de setembro, houve um aumento de 15% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) na região, se comparado a igual período do ano passado.
Pelo menos três grandes ataques foram registrados no município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) nas duas últimas semanas. Com 153 mortes violentas em 2023, as estatísticas apontam que Caucaia é a segunda cidade mais violenta do Ceará, ficando atrás apenas de Fortaleza.
Em 2022, foram 182 crimes violentos letais e intencionais em Caucaia. Destes, 133 foram de janeiro a 17 de setembro de 2022.
Para diminuir a criminalidade e intensificar a segurança, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social enviou um reforço de policiamento ostensivo até a cidade. 20 PMs de Fortaleza foram transferidos e aumentada a quantidade de viaturas do Batalhão do Choque, em Caucaia.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social disse, em nota, que nos 21 primeiros dias de setembro de 2023, “foram realizadas 81 capturas relacionadas a crimes como homicídio doloso, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa, entre outros, na região”.
“É importante destacar ainda que as ações repressivas no município resultaram também nas apreensões de 234 armas de fogo entre o período de janeiro a agosto de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, quando 205 armas foram retiradas de circulação na cidade. O aumento foi de 14%. Os trabalhos das Forças de Segurança seguem na região e contam ainda com o auxílio das Inteligências da SSPDS, da PC-CE e da PMCE”