O município de Horizonte avança com projetos para melhorar as condições de aprendizado na rede pública de educação. O prefeito Nezinho Farias destaca que, nessa área, uma das medidas mais importantes da história do Município é o ‘’Programa Tablet na Escola” que permite aos professores e estudantes ampliarem conhecimentos por meio da distribuição de modernos equipamentos.

Segundo Nezinho, com esse projeto, a Prefeitura promove a inclusão digital e garante mais estímulo a alunos e professore. Com essa iniciativa, mais de 5.500 alunos do 5º ao 9º ano, matriculados na Rede Municipal de Ensino, receberam os tablets entre março e agosto de 2022. A última entrega de equipamentos, realizada na última sexta-feira, aconteceu na Escola José Aldemir da Silva e na Escola Jorge Pereira da Rocha.

A aluna do 8º ano da EMEF Prof. Raimunda Duarte Teixeira, Adria Rillary da Silva, comemora a entrega da nova ferramenta de estudo e comenta a sua experiência. “O tablet veio para ajudar a gente a recuperar a nossa aprendizagem que ficou um pouco atrasada durante a pandemia. Vem com internet e o Clic, que é uma ferramenta muito interessante, pois usa a tecnologia que é uma coisa que nós, jovens, gostamos. Isso torna a aprendizagem mais prazerosa”.

MELHORES CONDIÇOES DE APRENDIZADO

Além dos estudantes, 252 professores e 61 gestores escolares também receberam o equipamento que, além de oferecer todas as vantagens do universo digital, oportuniza o contato com materiais pensados especialmente para o perfil dos alunos e alunas. Com a plataforma Clic, que já vem integrada ao tablet, os alunos acessam atividades interativas e dinâmicas.

“Com muita alegria e gratidão no coração, finalizamos as entregas dos tablets para alunos do 5º ao 9º ano. Esse será um equipamento fundamental para a proposta pedagógica no contraturno. Fico feliz em contribuir com a recuperação da nossa educação e de conectar nossos alunos ao mundo digital”, disse Nezinho Farias, ao anunciar que, em parceria com o Estado, outros projetos serão desenvolvidos para estimular ainda mais os professores e os alunos na busca de novos conhecimentos.

MELHORIA NA OFERTA DE CONTEÚDOS

O objetivo do uso dos tablets é assegurar interação, integração e acesso a um conteúdo exclusivo, lúdico e elaborado de acordo com as faixas etárias dos estudantes. Conforme Poliane Lima, técnica-formadora e elaboradora de atividades, “essa é uma oportunidade ímpar de promover aprendizado por meio do que os estudantes mais gostam de fazer: acessar a internet. Assim, procuramos elaborar sequências de conteúdo que estimulem a resolução das atividades propostas e os façam sentir o mesmo prazer que têm ao acessar suas redes sociais, já que os conteúdos dialogam fortemente com seus conhecimentos de mundo”.

De forma a impulsionar o uso do tablet entre estudantes e professores, a Secretaria Municipal de Educação, por meio dos técnicos-formadores, criou o Clic, que se trata de uma plataforma que amplia tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem com atividades interativas e dinamizadas. Todos os componentes curriculares estão contemplados e, semanalmente, é disponibilizada uma agenda de atividades, no contraturno, a serem vivenciadas por todos os estudantes de 5º a 9º ano.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cassia Enéas, para garantir a plena acessibilidade, os tablets contêm chip com pacote de dados suficiente para a participação ativa nas atividades propostas durante o mês. “Essa ideia surgiu após a pandemia, com a proposta de inserir os alunos no mundo digital e também dinamizar o trabalho pedagógico de recomposição das aprendizagens”, explicou.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa da PMH