A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) aprovou, junto ao Ministério da Cultura (MinC), dois projetos (rotas) de MovCEU — iniciativa que integra o programa “Territórios da Cultura”. Trata-se de vans adaptadas para programação cultural, que circularão em municípios cearenses com menos de 20 mil habitantes, fortalecendo a produção cultural em comunidades com menos infraestrutura. De acordo com o MinC, a previsão para a entrega dos veículos ocorrerá ainda em 2024.
Durante o encontro de Formação e Lançamento do MovCeu, realizado no Distrito Federal, nos dias 27 e 28 de agosto, com a presença de gestores públicos de estados e municípios contemplados, ocorreu a apresentação do Programa Territórios da Cultura, apontando Experiências exitosas de projetos que possuem objetivos semelhantes ao programa; além do panorama das políticas de cultura do Sistema Minc; apresentação da página do “Territórios da Cultura”, do Equipamento (van) e das inúmeras ações a serem desenvolvidas.
A Secult Ceará esteve presente às atividades, representada pelo coordenador de Articulação Regional e Participação, momento importante de fortalecimento e pactuação dessa importante Política Pública . “Esta iniciativa representa um passo significativo em direção a política de fortalecimento da ação pública da cultura de forma regional e territorial , projetando uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica, promovendo não apenas a arte e educação, mas também dignidade e cidadania por todo o estado. Com ele, a Cultura do Ceará chegará a mais localidades urbanas e rurais, ampliando a descentralização das políticas culturais ”, pontua o Fábio Santiago.
Rotas
Os veículos têm a capacidade de se transformarem em equipamentos culturais, como bibliotecas, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações diversas, entre outras possibilidades de uso cultural em qualquer lugar que o MovCEU chegar.
Duas rotas receberão o projeto. A primeira fará a região “Sertão de Canindé, Sertão Central e Maciço de Baturité”. Todos os meses, o MovCEU passará pelos municípios de Madalena, Choró, Itapiúna, Capistrano, Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Palmácia.
Já a segunda rota fará “Sertão de Crateús e Sertão de Sobral” passando pelos municípios de Monsenhor Tabosa, Catunda, Hidrolândia, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Graça, Pacujá, Mucambo e Cariré.
“As rotas criadas e aprovadas pela Secult Ceará possibilitam o intercâmbio cultural entre os municípios que serão contemplados. Por se tratar de veículos móveis, há a possibilidade de circulação em diferentes bairros e comunidades dessas localidades, ampliando o acesso dos cearenses a atividades de formação, fruição e produção cultural. Além disso, o projeto se conecta com outras políticas da Secretaria, como pontos de cultura, mestres e mestras da Cultura, escolas livres e territórios quilombolas, indígenas e assentamentos”, afirma o chefe de gabinete da Secult Ceará, Viana Júnior.
Os veículos assegurarão que cada município seja atendido por, pelo menos, uma vez por mês, estando apto para atender localidades urbanas e rurais, com famílias de baixa renda.