Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Integrando a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Museu da Cultura Cearense exibirá, nesta sexta-feira (20), sarau virtual do coletivo Sarau da B1. A partir das 16h, no canal do Dragão no YouTube, os convidados se apresentarão ao vivo, com manifestações artísticas diversas em honra aos ancestrais pretos, além de convidar outros artistas para celebrar a potência das poéticas das periferias urbanas.

Para Sabrina Morais, a ação se faz cada mais vai urgente, diante de um contexto de recorrência de casos de racismo no Brasil e no mundo: “Existimos num país racista e enquanto houver racismo, precisamos falar sobre isso”.

O Sarau da B1 é um movimento independente realizado pelos Poetas de Lugar Nenhum, que acontece na periferia de Fortaleza, especificamente na pracinha da B1 no Conjunto São Cristóvão, no bairro Jangurussu. A realização chega à sua 60ª edição sendo símbolo de resistência e de uma produção múltipla e forte que tradicionalmente une poesia, música, teatro, capoeira e sorteio de livros.

Sobre os participantes

Viviane Siade é fotojornalista paraense, produtora cultural, arteira. Atualmente, coordena a biblioteca comunitária da Filó e faz parte do Batuque de Mulheres.

Sabrina Morais é poeta, produtora Cultural, atriz, performer. Em suas escritas poéticas e crônicas, aborda temas introspectivas, eróticas e inquietações cotidianas. Integra a coletiva de artistas negras de Fortaleza e região metropolitana Sarau das Pretas- Pretarau! E divulga suas escritas no instagram @pele.sentidos.temperatura.

Carlos Melo se autodenomina poeta marginalizado e se diz inquieto, utópico e inconformado. É estudante de Filosofia e agitador cultural.

Profeta é DJ e produtor. Já participou de apresentações de Isabel Gueixa, Raciocínio Cotidiano, Mc Dali, Impacto Feminino, Ernany RVM, e abriu apresentações do grupo gíria vermelha e do Mc Marechal. Tocou na Batalha do Dragão, na 1ª edição da festa Suor Preto e do Baile Jangu por Nós. Tocou e produziu o 1° Batalha na Pista, Filomena em Ação, Sarau da Filó e o Baile Black in the Hood, que tem como proposta realizar bailes pela zona sul de Fortaleza. É coordenador e idealizador da Biblioteca da Filó.

Serviço:

Sarau Virtual da B1 em celebração ao Dia da Consciência Negra
Data: 20 de novembro (sexta-feira)
Horário: 16h
Transmissão: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito