O grande destaque da semana no Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria da Cultura (Secult) – é o Encontro Urgente, programação especial que dá continuidade à campanha “NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste”. A atividade acontece na terça-feira (5), Dia Nacional da Cultura – como uma maneira de marcar a data no contexto da mobilização em torno do desastre socioambiental que atinge a região Nordeste nos últimos meses. O Encontro Urgente vai envolver debate, performance, projeção de fotos, pocket show e outras ações.
No mesmo dia, o Porto lança o Plânctons – Núcleo de Formação em Música Eletrônica, que reúne uma série de atividades formativas nas áreas da música eletrônica. A programação se inicia com três oficinas gratuitas, nos dias 5, 6 e 7, destinadas ao aprendizado e à reflexão sobre o uso de recursos eletrônicos na criação e produção musical. A ideia é que as formações oferecidas pelo novo programa sigam o perfil do EntreVozes, também criado este ano, que propõe um ciclo formativo direcionado ao campo da voz como expressão artística.
A semana também traz cinema ao Porto. Nos dias 5 e 7, respectivamente, o Cena Cineclube inicia o Ciclo Sofia Coppola – com exibição do filme “Encontros e Desencontros” – e realiza a sessão especial “Cinema Negro Brasileiro Contemporâneo”, com cinco curtas-metragens. E no dia 6, quarta-feira, acontece a última sessão da Mostra 2019 de Cinema Pela Democracia, sob o tema “Cultura e liberdade de expressão”. Todas as exibições serão seguidas de debates.
A fotografia também tem programação na Escola. Na quarta-feira, dia 6, acontece a ação “Diálogos e retratos em grandes formatos”, com Tiago Pedro, em uma experiência que dialoga com questões de memória, tempo e o tradicional formato fotográfico conhecido por lambe-lambe. Já na quinta-feira, dia 7, o Porto realiza a aula aberta “Fotocoreografias – Fotografias que se movem e fazem mover”, com Ana Mundim, que vai explorar as possibilidades da fotografia como composição coreográfica.