Mutirão dos bancos e Semana da Conciliação criam novas oportunidades para negociação de débitos

Foto: Reprodução

O Brasil tem mais de 78 milhões de inadimplentes, com valor médio das dívidas por pessoa de R$ 6.267,69, segundo a Serasa. Para tentar reverter esse cenário, entidades promovem ações de negociação de débitos.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, de 3 a 7 de novembro, a Semana Nacional da Conciliação, iniciativa que estimula acordos entre consumidores e empresas em conflito. A ação reúne tribunais de todo o país para promover soluções consensuais e ágeis para disputas judiciais.

Mutirão de negociação dos bancos

A partir de 1º de novembro, instituições financeiras vinculadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promoverão um grande mutirão para negociação de dívidas bancárias. A iniciativa oferecerá condições especiais, com desconto no valor total do débito ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme as políticas de cada instituição.

As negociações poderão ser feitas diretamente com as instituições participantes em seus canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovBr. Para acessá-lo, no entanto, será necessário ter conta nível prata ou ouro.

Informações – Extra