O mutirão de Perícia Médica em Fortaleza, nesse sábado (22), concluiu 271 pedidos pendentes do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) ante uma previsão de 250 vagas. A Agência Fortaleza Centro-oeste teve a estrutura adaptada para receber mais salas para avaliação médico-pericial, e até o estacionamento foi transformado em sala de espera para acomodar os convocados. Os atendimentos vão continuar neste domingo (23). A ação é um trabalho integrado entre Ministério da Previdência, Departamento de Perícia Médica Federal e INSS.
Treze peritos médicos, da capital e de outros estados, atenderam na unidade do bairro Farias Brito, a partir de 7h. O objetivo foi diminuir o tempo de espera pelo serviço de perícia médica, avaliação necessária para a conclusão do benefício por incapacidade de segurados da Previdência Social que se afastaram temporariamente do trabalho.
A empreendedora individual Kátia Silva, por exemplo, seria atendida apenas no próximo mês de janeiro. Ela compareceu à unidade acompanhada da irmã Ana Paula, e se afastou do trabalho por complicações do diabetes e hanseníase. Já Maria de Lourdes Viera da Silva (foto), de 60 anos, mora em Alto Santo, a 200 km da capital. Com a perícia realizada neste sábado, ela deve voltar a receber o benefício por incapacidade temporária, como ocorreu em anos anteriores de seu tratamento no Ambulatório de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza.
Técnicos do seguro social lotados em outras unidades da capital apoiaram a ação, ofertando também o serviço de acerto pós-perícia, para agilizar o acerto de dados cadastrais dos segurados que haviam concluído a avaliação de perícia médica. Assim, caso concedido o benefício, o pagamento já segue para o processamento, sem necessidade de voltar ao requerimento pelos canais remotos.
Balanço
Ao final do primeiro dia de mutirão, o balanço foi de 271 perícias médicas realizadas, além de acertos de dados cadastrais e eventuais agendamentos de benefícios e informações. O mutirão segue neste domingo (23), com mais 250 vagas para adiantar o atendimento de requerentes agendados para unidades do município de Fortaleza.
(*)com informação do INSS