As manchas de óleo que surgiram nas praias do Litoral do Ceará, dias 25, 26 e 27 de janeiro, estão mobilizando órgãos públicos e organizações não governamentais, para ações de limpeza. Na manhã desta quarta-feira, 2, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) e voluntários da ONG, Ecomuseu Natural do Mangue, realizaram uma ação na Sabiaguaba com o objetivo de remover o óleo da praia.

Segundo a técnica, Massília Albano, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), “o material recolhido ainda é considerável, visto que sua resistência é visível nas rochas, onde está dificultando a retirada do mesmo”. Os resíduos poluentes coletados serão encaminhados pela Semace, para a Cimenteira Apodi. A Semace também doou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e tambores para acondicionar os poluentes recolhidos pelos municípios. A Sema doou camisetas.

Manchas de óleo

As manchas de óleo apareceram dia 25 de janeiro na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no Ceará. Dia 26, também foram registradas manchas em outras 11 praias do litoral cearense: Prainha, Iguape e Porto das Dunas, em Aquiraz; Canto da Barra, em Fortim; e Prainha do Canto Verde, em Beberibe. E na manhã do dia 27, os vestígios de óleo também foram encontrados na Praia do Futuro, na Sabiaguaba e na Abreulândia, em Fortaleza.

(*) com informações da assessoria de comunicação do Meio Ambiente do Ceará