O Ceará manteve sua posição de destaque na movimentação de turistas internacionais durante o mês de julho. Na alta estação deste ano, o estado foi o primeiro destino da região Nordeste que mais recebeu estrangeiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No período, passaram 38.886 passageiros pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza, principal portão de desembarque do estado. Com esse resultado, o terminal conquistou a sétima colocação do Brasil, superando pelo quarto mês seguido o de Salvador (36.736), que aparece na oitava posição, e o de Recife (33.015), na nona.
“O fato de sermos o primeiro estado do Nordeste que mais movimenta turistas internacionais demonstra a relevância do nosso potencial turístico. Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo, que envolve, sobretudo, promoção do nosso destino e equipamentos que visam oferecer uma experiência única aos visitantes de todo o mundo”, afirma Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará.
Ela também enfatiza que esse fluxo de turistas internacionais traz consigo uma série de benefícios para a economia local, incluindo a geração de empregos e renda. “Cada turista que chega ao Ceará impulsiona não apenas o setor de turismo, mas toda a cadeia produtiva associada. Isso reforça a importância de continuarmos investindo com assertividade para seguirmos avançando”.
Além disso, Yrwana ressalta a importância da hospitalidade cearense como um diferencial. “O Ceará não oferece apenas belas paisagens, mas também a receptividade do seu povo, algo que deixa uma marca em quem nos visita. Este, também, é um dos nossos maiores trunfos”.
A liderança do Ceará iniciou em abril, mês que foram movimentados 30.223 mil passageiros internacionais. Em maio, quando o Aeroporto Internacional de Fortaleza recebeu 32.409 passageiros, o estado consolidou o feito. Junho foi o terceiro mês seguido de liderança do Ceará na atração de turistas deste segmento e, julho, o quarto.