Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Na bucha

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) divulgou nota dura, repudiando as declarações do ministro Gilmar Mendes proferidas durante evento em Recife, na segunda-feira, 19, quando criticou a atuação de juízes de modo generalizado. “Que propósito há em atacar àqueles que vêm revelando e punindo a corrupção entranhada na política e na administração pública brasileira?” – inicia a nota.

Incompatível

Em seguida, refuta e desabona “conduta de ministro que reiteradas vezes demonstra-se incompatível com a de um magistrado; tanto por comentários públicos, ora impróprios, ora inadmissíveis, quanto por violações à Lei Orgânica da Magistratura Nacional. ”

Violações

“Antecipar posições e votos sobre casos que serão julgados por ele; criticar publicamente decisão de outro magistrado; atuar em processos nos quais o escritório da esposa dele tem interesse direto ou indireto; ter atuação político-partidária ao ser flagrado em conversa telefônica com senador sobre lei cuja

constitucionalidade será apreciada pelo próprio ministro. ” – são as violações de Gilmar Mendes apontadas na nota da ACM.

Depois de Janot

Os candidatos à lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) realizam nesta semana os dois últimos debates antes da eleição. A lista será enviada ao presidente Michel Temer, que escolherá o sucessor de Rodrigo Janot no cargo de procurador-geral da República. O pleito será realizado na próxima terça-feira.

Temer deverá imitar FHC

A lista tríplice foi ignorada apenas uma vez: por Fernando Henrique Cardoso em 2001, logo na 1ª edição. Agora, Michel Temer, investigado na Lava Jato, também ameaça ignorar o modelo. O peemedebista deve nomear o sucessor de Rodrigo Janot, cujo mandato termina em setembro. Mas não mostra predisposição em atender as sugestões dos procuradores. Os candidatos estão em campanha desde 25 de maio.

BB pune vítima

Ao invés de adotar providências contra os bandidos que explodem suas agências no

interior do Estado, o Banco do Brasil decidiu punir a população de municípios onde os ataques ocorrem. Simplesmente decidiu fechar as agências de Pindoretama, Itapiúna, Madalena, Pedra Branca e Jaguaribara. A decisão esdrúxula mereceu repudiou, da tribuna da Assembleia, do deputado Sergio Aguiar (PDT).

Diretas já!

“O quadro político e econômico do Brasil no momento é assombroso e por isso tem que mudar imediatamente para não piorar mais ainda, porque até agora não há qualquer perspectiva de alteração. ” O alerta é do deputado federal petista José Airton Cirilo, defendendo eleição direta o mais rápido para presidente

Para reflexão

Uma triste notícia que merece reflexão: no período de 2011 a 2015, na Guerra da Síria, morreram 256 mil pessoas. No Brasil, no mesmo período, foram assassinadas 279 mil, 23 mil a mais. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Viva São João?

Cerca de 100 festivais de quadrilhas juninas são realizados anualmente no Ceará. Até agora, porém, somente dez tiveram os editais concluídos, tanto pelo Governo do Estado como pela Prefeitura de Fortaleza. Isto significa que os festivais entrarão em julho e poderão ser disputados em agosto.

Mercado de trabalho reage

O mercado de trabalho no Ceará tem 34 mil pessoas empregadas a mais do que em 2016. Os dados são do primeiro trimestre e apontam o Estado como o único da Região Nordeste com crescimento da população ocupada. O maior acréscimo (22,5%) foi registrado na categoria transporte, armazenagem e correio, responsável pelo ingresso de 25 mil pessoas. O segmento também apresentou valorização de 5,9% em seus rendimentos médios no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mercado de trabalho reage 2

Também houve crescimento no quadro de pessoal ocupado em outros cinco agrupamentos de atividades econômicas no Ceará: alojamento e alimentação (15,1%); serviço doméstico (5,6%); comércio, reparação de veículos

automotores e motocicletas (5,2%); informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (4,1%); e administração pública, defesa, seguridade, educação, saúde humana e serviços sociais (1,9%).

Fonte

Os números estão disponíveis no Diário Econômico, do Etene, órgão do Banco do Nordeste, que analisou informações do IBGE. A pesquisa pode ser acessada no endereçowww.bnb.gov.br/diario-economico-2017. Segundo o estudo, o desempenho cearense foi influenciado, em grande medida, pelo bom crescimento das exportações de aço provenientes da Companhia Siderúrgica do Pecém.

Jeri nas alturas

O governador Camilo Santana vai inaugurar neste sábado (24), o Aeroporto Internacional de Jericoacoara. O voo inaugural sairá de São Paulo com a comitiva cearense em direção à praia do Litoral Oeste. A obra faz parte do Programa de Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur) e recebeu investimento de R$ 73,9 milhões, do Tesouro do Estado e do Ministério do Turismo. O evento vai contar com

a presença dos ministros do Turismo, Marx Beltrão, e dos Transportes, Maurício Quintella.

Desenvolvimento regional

O Aeroporto de Jericoacoara é um dos nove do Ceará incluídos no PDAR – Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, do Governo Federal. Começa a operar com capacidade para 1,2 mil voos por ano e será fundamental para o turismo do Litoral Oeste. “Vai atender não só os nossos turistas, mas também os municípios vizinhos: Acaraú, Camocim, Marco, Cruz. Não tenho dúvida de que será um aeroporto com fluxo muito importante para a região e para o desenvolvimento do turismo”, diz o governador.

Localização

O aeroporto está localizado na Rodovia Estadual CE-085, no município de Cruz. Por questões ambientais, foi construído no município vizinho a Jericoacoara, mas facilitará o acesso ao turismo e as indústrias localizadas na região, além de facilitar o escoamento da produção agrícola. Também encurtará significativamente o tempo de deslocamento de Fortaleza, que de carro é de seis horas e de avião será de apenas uma hora.

CEs duplicadas

Em relação ao acesso ao aeroporto, Camilo Santana afirma que o estado vai investir na duplicação de trechos da CE-085 para melhorar a chegada ao local. “Estamos com o projeto de duplicar toda a CE-085, que dá acesso ao Litoral Oeste, assim como aconteceu com a CE-040. A ideia é que as duas CEs litorâneas do Ceará possam ser duplicadas para facilitar o acesso do turista, da economia e do fluxo de cargas.” – explica.

Estação em alta

Fortaleza deve receber durante a alta estação, que se inicia em julho, cerca 380 mil turistas. O número representa um aumento de 2% a 4% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a capital recebeu 368 mil visitantes. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), a expectativa é que o índice de ocupação hoteleira também supere a taxa registrada em 2016, de 72,04%.

Otimismo

“Todo o trade turístico está otimista para o mês de julho, os hotéis inclusive estão oferecendo diárias com os mesmos valores do ano passado. Nossa meta é superar 2016. A alta estação deve incrementar na economia do Estado mais de R$ 1,6 bilhão”, destaca o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

Destino

De acordo com a pesquisa do site de viagens, Decolar, Fortaleza tem sido apontada como destino mais procurado no Nordeste. Para atender à demanda as companhias aéreas Gol, Azul e Avianca divulgaram que irão intensificar os voos para a capital, com 569 operações extras entre chegadas e partidas.