O Secretário de Administração Penitenciária do Estado, Mauro Albuquerque, disse, na madrugada deste domingo (4), que não houve fuga de presos na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP2), em Itaitinga, e destacou o trabalho dos agentes penais para garantir segurança no sistema carcerário do Ceará.
Albuquerque reconheceu que houve, sim, uma tentativa de fuga envolvendo 22 presos e que um detento foi ferido, está hospitalizado e sem risco de morte.
Ao lado de dezenas de policiais penais, o Secretário de Administração Penitenciária gravou um vídeo, que foi repostado pelo Governador Elmano de Freitas, falando sobre o controle da Unidade Prisional 2 e lamentou que alguns torçam para o sistema carcerário não dar certo.
De acordo com o titular da SAP, um preso foi baleado e encaminhado a uma unidade de saúde. “Para tranquilizar a população, não fugiu ninguém da UP2, foi uma tentativa de fuga, 22 internos, os policiais colocaram eles para correr de volta, um preso foi baleado, está no hospital, está fora de perigo, o policial fez o que devia fazer”, disse Albuquerque.
NOTA DA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização informa que, na noite deste sábado (3), 22 internos ligados a uma facção criminosa iniciaram uma tentativa de fuga na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), localizada no município de Itaitinga. A tentativa foi frustrada graças à pronta resposta dos agentes do Estado, que controlaram a situação com técnica e uso controlado da força, conforme previsto em lei. Durante o confronto, um interno foi baleado e levado ao hospital para exames de corpo e delito. A SAP reitera que não houve fuga em massa e que todos os infratores responderão administrativamente e criminalmente pelos seus atos. Por fim, a secretaria reforça seu compromisso com o controle da segurança prisional, o trabalho de ressocialização e a valorização da polícia penal do Ceará, mantendo-se firme contra as tentativas do crime.