30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic

O Governador Camilo Santana anunciou, nesta sexta-feira (24), que o Ceará irá, sim, imunizar as crianças entre 5 e 11 anos, contra a Covid-19. A afirmativa foi feita em publicação nas redes sociais e acontece após o Ministério da Saúde orientar que a vacina só seja aplicada em crianças com prescrição médica para tal..

No dia 16 deste mês, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina Cormitaty, da Pfizer, para imunização do grupo citado. A decisão tem gerado polêmica e resistência por parte do Governo Federal. A situação levou funcionários da reguladora a receberam centenas de ameaças por conta da decisão.

No mesmo dia da aprovação, o Governo do Ceará abriu cadastro, no Saúde Digital, para que os pais pudessem realizar o procedimento para os pequenos.

Na última quinta (23), o Ministério da Saúde abriu consulta pública à respeito do assunto. A consulta fica aberta até o dia 2 de janeiro de 2022. Segundo a pasta, no dia 5 será anunciada a decisão a respeito do assunto.

Durante transmissão ao vivo, também nesta quinta, Camilo disse – sem citar nomes – que os governadores solicitaram uma reunião com o Ministério da Saúde para pedir as vacinas para iniciar o processo de vacinação das crianças.