Com 1.048 passageiros, o navio Sirena passou nesta terça-feira (24) por Fortaleza e abriu a temporada 2017/2018 de cruzeiros no Ceará. Outros 14 navios devem embarcar no Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe até março de 2018. Os passageiros embarcaram às 11 horas e foram recepcionados com guias e mapas informativos e brindes da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Os turistas permanecem na capital cearense até as 23 horas desta terça-feira.
Vindo de Miami, na Flórida (EUA), o Sirena já passou por Barbados, Guiana Francesa, Santarém, Manaus e Macapá. De Fortaleza, parte para Recife, Rio de Janeiro, Santos, Porto Alegre, Punta del Leste, Montevideo e Buenos Aires, encerrando o percurso no dia 10 de novembro. A maioria dos passageiros é norte-americana (394). Também há canadenses (92), ingleses (35), alemães (25), australianos (19), neozelandeses (15), entre outros. Todos na faixa etária de 60 a 100 anos.
O Sirena, que veio da Flórida, é o primeiro de 15 cruzeiros que passarão pelo Estado
“Fortaleza tem a grande vantagem de ser porto de passagem. Parar aqui praticamente não é mudança de curso. Estamos no caminho dos cruzeiros que vêm dos EUA e Austrália para a América do Sul e dos que vêm da Europa para a América do Sul. Além de estarmos no percurso dos navios que vêm do Sul em direção ao rio Amazonas. A tendência é que a quantidade de cruzeiros atracando na nossa capital só aumente”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.
Neste ano, o Terminal do Mucuripe já recebeu 11 cruzeiros, totalizando quase 13 mil visitantes. Um não atracou por mau tempo. Outros dois estão previstos até o fim deste ano. O número de turistas chegando pelo porto em 2017 já é maior que o total de passageiros que vieram em todo o ano de 2016, quando a Capital recebeu oito navios, com 8.625 passageiros. Em 2015, Fortaleza recebeu sete navios com 18.585 passageiros ao todo.
Com informações da Setur