Na manhã deste domingo (1), acontece mais uma edição do projeto Viva o Parque, em quatro unidades de conservação (UCs) estaduais: na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, no Parque Estadual Botânico, em Caucaia, e no Parque Estadual do Cocó. Os visitantes poderão conferir uma boa e divertida programação. Tem massoterapia, tai chi chuan, yoga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, trilha interpretativa e oficinas de plantio de árvores.

O projeto, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), é uma boa e saudável alternativa desenvolvida pelo Governo do Ceará, para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, lazer, recreação e educação ambiental, em áreas verdes públicas. No Cocó, onde o projeto começou em 2017, tem o arvorismo para quem curte práticas esportivas mais radicais. São dez estações de eco aventura que também funcionam aos sábados (de 8h às 17h). O visitante ainda pode desfrutar de um agradável passeio de barco pelo rio que corta o parque.

Orquestra

Além do Viva o Parque, domingo acontece mais uma apresentação do projeto “Orquestras no Parque”, uma parceria da SEMA com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). Desta vez, quem se apresenta é a Orquestra Estrelas da Serra, de Croatá. O evento gratuito e aberto ao público, acontece às 17h, no anfiteatro do Cocó. “É mais uma opção cultural para todas as idades”, disse o titular da SEMA, Artur Bruno. Focado na difusão e valorização da música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras, o projeto tem como objetivo fortalecer o Sistema Estadual de Bandas de Música.

Caucaia, Curió e Maranguapinho

No Botânico, em Caucaia, além da programação do projeto – a escalada fixa, o pula-pula, as atividades de pinturas de rostos e muitas brincadeiras – a criançada pode curtir o tradicional pedalinho no lago e o parquinho infantil. Na unidade de conservação tem também as trilhas guiadas, o orquidário, o meliponário e o Museu do Meio Ambiente.

No Sítio Curió, na Lagoa Redonda, e na APA do Estuário Rio Ceará – Rio Maranguapinho, em Fortaleza, o Viva o Parque manterá a programação normal, sem alterações: dança de salão, pintura facial, contação de histórias, slackline, cama elástica, zumba e muito mais brincadeiras.

Serviço

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual Botânico
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estr. José Aragão e Albuquerque, S/n – Itambé, Caucaia

Projeto Viva o Parque na ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

Projeto Viva o Parque na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, próximo EEEP Darcy Ribeiro, Fortaleza-CE.