Uma doença que atinge cada vez mais pessoas jovens chama a atenção da comunidade médica em todo o Brasil. O AVC ( Acidente Vascular Cerebral), que todo mundo conhece como derrame, é considerada a doença que mais mata e incapacita no Brasil e no mundo.
O médico neurologista Fabrício Lima, coordenador da unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em entrevista, nesta terça-feira, ao Jornal Alerta Geral, fala sobre os elevados números da doença.
Fabrício desenha o quadro como grave, mas afirma que muitos casos de AVC podem ser evitados a partir de cuidados com a saúde e dá dicas como alerta aos primeiros sintomas da doença. Ele associa esses cuidados à sigla Samu e a transforma em sinais importantes para quem apresenta alguns dos sintomas características da doença.
Quem pode ter limitações na hora que os sintomas aparecem como, por exemplo, limitação para sorrir (boca torta), para abraçar e movimentar os braços, o quadro é de urgência e quanto mais rápido o atendimento médico menos sequelas terá a pessoa que venha a sofrer um AVC.
S – Sorrir
A – Abraçar
M – Movimento
U – Urgência
REDE DE JORNALISMO
A entrevista com o neurologista Fabrício Lima foi veiculada no Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.
A íntegra da entrevista você confere aqui!