Nísia Trindade é demitida do Ministério da Saúde, horas após evento com Lula

Foto: Reprodução/ Governo Federal

Nesta terça-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Nísia Trindade do Ministério da Saúde e o nome que vai substituí-la na pasta é do ministro Alexandre Padilha, atualmente nas Relações Institucionais. Nísia é a quinta ministra demitida do governo deste o início da gestão Lula.

O anúncio de demissão acontece, horas após o evento de anúncio da vacina brasileira contra a dengue. A substituição dá início à reforma ministerial que o petista vai promover em seu gabinete. De acordo com informações do UOL , Nísia é criticada por parlamentares por uma suposta falta de conhecimento político, especialmente para liberação de verbas.

Após o evento desta tarde, a ministra foi ao ministério da Saúde, onde ainda está, para se despedir da equipe. Ainda não foi definido quem vai para o lugar de Padilha na pasta de Relações Institucionais, um dos cotados é cotado é o cearense, líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Nísia Trindade comandou o ministério desde 2023, com o início da terceira administração de Lula. Ela foi escolhida pelo presidente por sua atuação na presidência da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) de 2017 a 2022, apoiada por Roberto Kalil Filho, médico pessoal do petista, e por Alexandre Padilha.