Com o aumento do acesso à internet, cada vez mais pessoas compram e vendem uma variedade de produtos pelos canais digitais, porém, é preciso se cuidar para não cair em golpes. De acordo com a pesquisa feita por empresas que atuam online, durante janeiro a setembro de 2023 ocorreram cerca de 80 mil golpes na compra e venda online de produtos como celulares, roupas, itens para casa e eletrônicos – uma média de 9 mil golpes por mês. O total é 36% menor do que em 2022, mas o prejuízo causado é o mesmo.
O estudo também apontou que a maioria das vítimas de fraudes são homens (73%), e desses, 71% têm até 31 anos.
Cerca de R$ 529 milhões foi o valor de prejuízo estimado com os golpes aplicados de janeiro a setembro de 2023. Os smartphones são os principais alvos dos golpistas, com 33%. Seguido pelos videogames (24%), computadores (12%), eletrodomésticos (8%) e áudio, TV, vídeo e fotografia (7%).
Dos smartphones, os iPhone foram os mais visados (78%). Já os videogames, o campeão de golpes é o Playstation (70%), seguido por Xbox (22%).
Em relação aos automóveis, a região Sudeste lidera (57%), seguida pela região Nordeste (17%). Os modelos mais visados foram: Jeep Compass (18%), Sandero Stepway (9%) e os Ford Ranger, Fiat Toro e Toyota Hillux, cada um com 5%.
A pesquisa também indicou o aumento do uso de smartphones para fazer compras (53%), enquanto os computadores ficaram com 46%. No entanto, as tentativas de golpe são maiores em computadores (1,04%), sinalizando mais que o dobro do que por smartphones (0,48%).
Mais da metade (53%) das tentativas de fraude aconteceram em horário comercial, geralmente às segundas-feiras, com 21% e os casos acontecem no período da tarde (33%).