Durante o ano de 2023, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) intensificou as ações de combate aos maus-tratos animais e tráfico de animais silvestres que resultaram no resgate de 4.020 animais no ano de 2023, 34% a mais quando comparado ao ano de 2022. As ações foram realizadas pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

De acordo com levantamentos do BPMA, no ano passado, a Polícia de Meio Ambiente realizou a recuperação de 302 fósseis, evitando o tráfico dessas peças e a perda da história do meio ambiente local. Quando comparado ao mesmo período de 2022, o número de fósseis recolhidos aumentou em 67%.

Já, no ano de 2023, os policiais recolheram 144 aparelhos de som, combatendo a poluição sonora e a perturbação do sossego alheio, em todo o Ceará. No ano de 2022, foram recolhidos 86 aparelhos de som.

Além da prevenção ambiental, o BPMA atuou diretamente no policiamento ostensivo e preventivo, com 586 procedimentos encaminhados às delegacias, 290 armas retiradas de circulação, 539 munições apreendidas e 73 veículos recuperados.

A atuação do BPMA representa a responsabilidade diária que a PMCE tem em lutar pela preservação dos recursos naturais e pela prisão daqueles que cometem crimes e infrações, sejam elas ambientais ou não, demonstrando um comprometimento contínuo em proteger o meio ambiente e toda a sociedade cearense.