O presidente da Executiva Regional do PDT, André Figueiredo, disse que a discussão interna para escolha do nome do partido ao Governo do Estado está bem amadurecida e, ao final de junho ou, no máximo, na primeira semana de julho, será anunciado quem irá representar a aliança na sucessão estadual.


André reconheceu torcidas por dois nomes – Izolda e Roberto, mas afirma não acreditar em rompimento da aliança com o PT com a escolha de um ou outro nome. O PDT, segundo André Figueiredo, está unido e, independente do nome, continuará com a aliança envolvendo o PT, PSB, PC do B, PP e PSD. ‘’A união prevalecerá nesse processo até o período eleitoral’’, expôs o dirigente pedetista.


Dois nomes – Izolda Cela e Roberto Cláudio, polarizam a discussão no PDT sobre a disputa ao Governo do Estado. Embora outros dois nomes sejam citados – Evandro Leitão e Mauro Filho, as atenções se voltam a Izolda e Roberto que tem mais força política e eleitoral. Mauro é candidato à reeleição de deputado federal, enquanto Evandro, que manifestou apoio a Izolda Cela, quer se reeleger presidente da Mesa Diretora da Assembleia por mais dois anos.


A sucessão estadual não é tema do Encontro Nacional do PDT em Fortaleza, mas a discussão sobre a escolha do candidato do partido ao Governo do Estado é o principal assunto dos bastidores políticos e das entrevistas dos líderes da sigla. Segundo André Fernandes, o encontro do PDT é uma oportunidade para serem apresentados os bons exemplos de gestões públicas do partido como iniciativa para mostrar o jeito do PDT governar.


As informações sobre os bastidores do encontro nacional do PDT em Fortaleza são do repórter Tobias Saldanha.