Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A confirmação que o juiz federal Sergio Moro aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para ser o futuro ministro da Justiça do próximo governo foi destaque no Bate Papo Político da edição desta sexta-feira, 2, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

Para o jornalista Beto Almeida, “a nomeação de Sergio Moro é um gol de placa do presidente eleito Jair Bolsonaro”. Já para o jornalista Luzenor de Oliveira, o convite para que Moro assumisse o Ministério da Justiça é uma prova de que o presidente eleito terá, de fato, total liberdade para nomear seus ministros de acordo com um critério técnico e não por influência política.

Beto concorda com Luzenor e reforça que Bolsonaro tem dado demonstrações claras ao seu eleitorado que seu discurso, de não se basear em indicações políticas, não era meramente para chegar à Presidência da República. O jornalista afirmou também que Moro estabeleceu suas prioridades para compor o novo Ministério e, só por isso, aceitou o convite do presidente eleito. Por sua vez, Bolsonaro confirmou que o juiz federal terá ‘carta branca’ comandar a Pasta da Justiça a partir de 2019.

Luzenor e Beto concordam que a decisão de Moro de deixar o comando da primeira instância da Operação Lava Jato para assumir o Ministério da Justiça é impactante, mas que a Operação não vai se desmontar após o juiz se desligar da linha de frente. Luzenor, inclusive, disse que, se Moro conseguir impor a agenda anticorrupção que propõe na Pasta da Justiça, ele também fará um “gol de placa”, se referindo a expressão usada por Beto para definir a nomeação de Moro por Bolsonaro.

Os dois jornalistas ainda concordaram em outro aspecto: Moro, na melhor das hipóteses, é forte candidato à Presidência da República em 2022 ou, quem sabe, em 2026 – Luzenor de Oliveira fez uma análise sobre este cenário na sua coluna. Saiba mais clicando no link abaixo:
+ Moro assusta não pelo presente, mas, sim, pelo futuro. Se acertar, 2022 entra no radar

Lula ‘indignado’

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso deste 7 de abril na sede da Polícia Federal, em Curitiba, ficou “indignado” com a escolha do juiz Sergio Moro, responsável por sua condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP), para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Gleisi visitou o ex-presidente Lula na prisão nessa quinta-feira, 2.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político de hoje?

– Camilo quer que Centro de Inteligência do Ceará seja exemplo para Governo Bolsonaro

O novo Centro Integrado de Inteligência e Controle para o Combate ao Crime Organizado do País, em processo de instalação no Ceará, já tem data de inauguração. Vai começar a funcionar no dia 8 de dezembro. O anúncio foi feito nessa quinta-feira pelo governador Camilo Santana (PT), durante aula inaugural do curso de formação profissional para a carreira de oficiais da Polícia Militar. De acordo com o governador, o equipamento estadual vai servir de modelo para a política nacional de segurança. O correspondente do Jornal Alerta Geral, Wellington Lima, tem mais informações sobre o assunto:

WELLINGTON LIMA – CAMILO QUER CENTRO DE INTELIGÊNCIA COMO EXEMPLO

– MPCE pede condenação do prefeito de Ibaretama

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ajuizou, nessa quinta, 1º, uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa contra o atual prefeito de Ibaretama, Francisco Edson de Moraes, por descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo o MPCE, Edson Morais, além de deliberadamente desrespeitar o limite máximo previsto na LRF para gastos com pessoal, por cinco vezes, também não praticou nenhuma ação concreta para adequar os percentuais do Executivo Municipal ao que preconiza a LRF.

Gostou do que foi debatido no Bate Papo Político desta sexta-feira? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 02.11.2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp